RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeito Florentino avalia dados do IDHM de Parnaíba


Prefeito Florentino em entrevista à jornalista Caroline Oliveira / Foto: Tiago Mendes

Foi durante uma entrevista à revista Cidade Verde na manhã desta terça-feira (30), em seu gabinete, que o prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT), comentou o IDHM divulgado no início da semana pelo IBGE.

Segundo o levantamento, Parnaíba aparece em quarto lugar na qualidade de vida, longevidade, educação e saúde, perdendo para Teresina, Floriano e Picos. Embora apareça em quarto lugar, Parnaíba, foi a que mais cresceu dentre as três cidades, é que na avaliação, são divulgados dados que correspondem aos últimos dez anos, ou seja, do ano 2000 à 2010. Florentino, destacou que o desempenho de Parnaíba continua crescente “ se esses dados fossem atualizados hoje, a realidade seria outra, e, colocaria nossa cidade bem mais à frente ” enfatizou o prefeito.


O prefeito considerou também outros dados que privilegiam a cidade de Parnaíba, ao lembrar que a revista Veja apontou a cidade, como um dos 65 destinos entre os mais de 5 mil municípios indutores do turismo brasileiro, o gestor lembrou ainda que o ritmo de crescimento da cidade não foi reduzido, e, que setores como a educação e a construção civil não param de receber investimentos. A entrevista completa com o prefeito Florentino será publicada na Revista Cidade Verde na edição do dia 11 de agosto.   

Por: Tiago Mendes
Poderá também gostar

Amigos do soldado Barbosa realizam bingo para custear medicamentos 

Soldado José Alciomar Barbosa da Polícia Militar do Piauí
Os amigos do soldado José Alciomar Barbosa da Polícia Militar do Piauí, pertencente a CIPTur, irão promover na quarta-feira, dia 7 de agosto, às 20:00h no Candeeiro Bar, um bingo beneficente para auxiliar em seu tratamento de saúde.
José Alciomar, conhecido como Barbosa, encontra-se internado no Hospital São Marcos tratando de um problema grave na perna. A medicação utilizada em seu tratamento é muito cara e o plano de saúde do mesmo não paga a medicação, razão porque os amigos tomaram a iniciativa de realizar um bingo no intuito de ajudar na compra dos medicamentos.
Muitos brindes já foram arrecadados para o bingo que será realizado ao som da Banda Tríade Maior.
Maiores informações com Daniel 9969 2666

Por Proparnaiba.com

terça-feira, 30 de julho de 2013

07/2013 16h26 - Atualizado em 30/07/2013 20h50 Médicos suspendem atendimentos em protesto contra governo Profissionais de ao menos 12 estados e do DF paralisaram atividades. Segundo federação, casos de urgência e emergência serão atendidos.


Do G1, em Brasília
315 comentários
Médicos de ao menos 12 estados e doDistrito Federal suspenderam nesta terça-feira (30)  os atendimentos na rede pública e privada de saúde, segundo sindicatos da categoria. Também houve protestos em frente a hospitais.
A greve é para marcar posição da categoria contra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de  medicina. A expectativa é de que nesta quarta (31) ocorram protestos em outros quatro estados. Em nota, o governo disse que "lamenta" eventuais prejuízos causados à população.
Apesar da greve, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que representa 53 sindicatos, informou que orientou para que casos de urgência e emergência sejam atendidos. Os clientes de planos de saúde também serão afetados pela greve. É segunda vez, em um intervalo de uma semana, que a categoria cruza os braços em protesto contra decisões do governo federal.
Veja abaixo a situação nos estados.
Maranhão
Os médicos fizeram manifestação na Praça Gonçalves Dias, em São Luís, contra os vetos da presidente Dilma Rousseff à lei do Ato Médico e contra a contratação de médicos estrangeiros pelo governo federal, prevista no programa Mais Médicos.
Espírito Santo
Profissionais das redes pública e privada pararam na  manhã esta terça. De acordo com o Sindicato dos Médicos do estado (Simes), a decisão foi tomada com objetivo de lutar por melhorias na categoria e também por direitos de estudantes de medicina.
Goiás
Além de suspender os atendimentos nas redes pública e privada, médicos de Goiás promoveram uma passeata que reuniu cerca de 500 profissionais e estudantes, segundo relatos da Fenam. Os manifestantes, informou a entidade, se concentraram na sede do Conselho Regional de Medicina e depois saíram em caminhada até o prédio da superintendência goiana da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Para informar a população sobre os motivos da greve, os  médicos ergueram faixas e distribuíram panfletos ao longo do caminho com explicações sobre as reivindicações da categoria. Segundo o Conselho Regional de Medicina, a paralisação foi "expressiva".
Ceará
Dezenas de médicos e estudantes de medicina realizaram um abraço simbólico no entorno do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do estado (Simec) , José Maria Pontes, o ato  foi realizado em apoio ao movimento nacional contra o Programa Mais Médicos e os vetos à lei do Ato Médico. No interior do estado, cerca de 50 médicos e estudantes de medicina de Juazeiro do Norterealizaram um protesto na contra o programa Mais Médicos.
Amazonas
Em Manaus, dezenas de médicos protestaram em frente ao Hospital 28 de Agosto, Zona Centro-Sul da cidade. A previsão é de que os manifestantes continuem o protesto por ruas da cidade. Consultas previstas para serem realizadas nesta terça estão sendo remarcadas pelas secretarias de saúde do estado e do município.
Paraná
Pelo menos 50% dos médicos aderiram à paralisação, de acordo com o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar). Centenas de médicos se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, por volta das 11h, e seguiram para a Boca Maldita, também no Centro, para protestar. Durante a tarde, eles vão se dividir em grupos para percorrer praças e hospitais da cidade. Em Cascavel, profissionais e estudantes fizeram um ato público.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul também houve remarcação de consultas. As urgências e emergências das unidades de saúde recebem pacientes, mas consultas agendadas para esta terça e para a quarta estão sendo remarcadas. De acordo com o Sindicato Médico do RS (Simers), algumas instituições comunicaram a população sobre a mobilização, e a orientação é evitar a procura por médicos.
Médicos protestam no centro de Curitiba (PR) contra os vetos da presidente Dilma a alguns pontos do chamado Ato Médico. A categoria é contra a falta de revalidação dos diplomas de profissionais estrangeiros que devem atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo)Médicos protestam no centro de Curitiba (PR)
(Foto: Rodolfo Buhrer/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
Minas Gerais
Em Governador Valadares, no leste do Minas Gerais, os médicos também aderiram à paralisação e vão atender apenas aos casos de urgência e emergência. Na cidade de Timóteo, no Vale do Aço mineiro, os médicos estão trabalhando com a escala mínima em todas as unidades de saúde. Na região de Montes Claros, norte do estado, médicos e estudantes de medicina também aderiram à paralisação nacional. Em Uberaba e Uberlândia médicos paralisaram asatividades ambulatoriais e consultaseletivas
Rondônia
Em Porto Velho, cerca de 200 médicos pararam os atendimentos em apoio à greve nacional, segundo o Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero). A paralisação irá durar 48h e apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados nos hospistais da capital.
Distrito Federal 
Médicos interromperam parcialmente atendimentos não emergenciais a pacientes das redes pública e privada de saúde. O sindicato dos médicos informou que nos hospitais de Base, Regional da Asa Norte e no Regional de Ceilândia a adesão é de cerca de 70% da categoria, e em Taguatinga, de 50%. A Secretaria de Saúde informou que não tinha avaliação da adesão dos médicos da rede pública. O sindicato não soube estimar quantos médicos da rede privada paralisaram as atividades.
Sergipe
Médicos se reuniram com deputados federais em Aracaju. O encontro ocorreu na sede dos Sindicatos dos Médicos em mais um dia de paralisação, que  será repedido nesta quarta-feira (31), com a realização de assembleia.
Rio de Janeiro  
Médicos, estudantes e residentes fazem manifestação que começou na tarde desta terça-feirano Hemorio e seguem até a Prefeitura, na Cidade Nova, no Centro.
Acre
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) visitou unidades de saúde do estado para protestar contra o Mais Médicos. De acordo com o presidente do sindicato, José Ribamar, durante as visitas o sindicato irá tentar 'alertar' os médicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o programa.
Médicos realizam protesto no Rio  (Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press/ Estadão COnteúdo)Médicos realizam protesto no Rio (Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press/ Estadão COnteúdo)
Outros estados
Em São Paulo, nesta terça, a previsão é de paralisação somente dos médicos residentes. Na quarta, os demais também devem aderir ao movimento.
Como cada entidade estadual tem autonomia para decidir sobre a duração da greve, os sindicatos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins optaram por participar da mobilização da Fenam somente na quarta-feira.
A primeira paralisação dos médicos, no dia 23 de julho, contou com a adesão de ao menos 16 estados, informou a Fenam.
As paralisações fazem parte do calendário de greve estabelecido pela Fenam para registrar o descontentamento da categoria com as medidas adotas pelo Executivo federal sem o consentimento dos médicos. Conforme a entidade, “caso não haja avanços no movimento”, os sindicatos médicos poderão decretar greve por tempo indeterminado a partir de 10 de agosto, dia em que está agendada a última atividade das paralisações relâmpago.
No dia 8 de agosto está programada uma marcha de profissionais da medicina em Brasília. Na ocasião, será realizada uma audiência pública sobre o Mais Médicos no Congresso Nacional.
Batalha judicial
A crise entre as entidades médicas e o governo federal acabou nos tribunais. Inconformados com as medidas adotadas pelo Executivo para tentar suprir a carência de médicos em regiões pobres, a Fenam, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) ingressaram com diferentes ações judiciais para tentar suspender o programa Mais Médicos.
Na última sexta (26), o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, negou pedido da AMB para suspender a medida provisória que criou o Mais Médicos. Segundo o magistrado, não cabe ao Supremo definir se a MP atendeu às exigências de relevância e urgência, como reclamavam as associações.

Justiça reúne provas técnicas sobre a morte da jovem Talia,"resta somente um documento, disse promotoria"

 As investigações realizadas sobre o caso de Talia Cristina Araújo dos Santos, 15 anos, encontrada morta após estrangulamento, no começo de julho, no Santuário Mãe dos Pobres, município de Ilha Grande do Piauí, estão afunilando.
No início do inquérito policial haviam muitos suspeitos devido à ausência de testemunhas. Diante da crueldade e uma ligação recebida pela adolescente, algumas hipóteses foram destacadas como gravidez e crime passional. Até o mesmo o pai da menina foi considerado suspeito, mas foi descartado junto com outras suposições.
Os objetos utilizados por Talia naquela noite como capa do celular e roupas foram levados para serem periciados por especialistas na capital do Piauí. 
O resultado foi apresentado para a promotoria de justiça e resta somente um documento para comprovação do autor do crime.

Político entra puxando o jumento e sai dirigindo carro importado, diz vereador

Político entra puxando o jumento e sai dirigindo carro importado, diz vereador

O vereador Dr. Pessoa (PSD)  de Teresina Pi, já é conhecido pelas declarações polêmicas e por não ter papas na língua. Desta vez, o parlamentar resolveu criticar os políticos corruptos do país e o desvio de dinheiro público. Segundo ele, ‘maioria dos políticos brasileiros entram puxando jumentinho e saem dirigindo carro importado’.
Pessoa afirma que em alguns casos chega a sentir vergonha da atitude de alguns políticos que em menos de 4 ou 5 anos na vida pública montam verdadeiras fortunas. “O Papa veio ao Brasil, mas só sensibilizou os pobres. Os políticos que estavam lá era apenas de fachada. Queriam só aparecer na foto”, disse.

Policia recupera objetos furtados e prende receptador


Policiais militares do Grupo Reservado da Policia Militar, prenderam um homem de nome não informado com vários objetos que teriam sidos roubados em Parnaíba. Dos itens recuperados, foram duas lixadeiras elétricas, 1 serra elétrica, 2 cordões prateados, 2 pulseiras, 1 guitarra, 1 balança e outros itens.
O material e o receptador foram conduzidos a central de flagrantes.
Guitarra foi roubada de dentro de um veículo estacionado em frente ao Ferroviário na avenida São Sebastião. Fato ocorrido no último dia 17/06, onde a vítima, Kennedy Machado, registrou um B.O no mesmo dia, sendo que hoje foi recuperado pela policia.

Na central de flagrantes, o legitimo dono das duas lixadeiras elétricas, apresentou o B.O datado do 18/07, data em que foi lesado, e recebeu de volta seus pertences.

Saúde: Justiça obriga Estado a chamar concursados em Parnaíba 


Na última semana, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou lista de convocação de 40 técnicos de enfermagem referente ao concurso de 2009. Outros sete candidatos conseguiram nomeação através do Judiciário.
O juiz da Vara Cível de Parnaíba, Carlos Eugênio Macêdo Santiago, deu ganho de causa ao Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SENATEPI) que pediu a nomeação de sete concursados após o governo do Estado contratar 29 enfermeiros para o Hospital Regional de Parnaíba sem concurso.
A nomeação sub judice dos candidatos saiu no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira(29).
nomeadossesapi.jpg
Aquiles Nairó/180
Edição e foto: Proparnaiba.com