Piauí
tem cerca de 40 pedidos dprática, facilita o processo de criação, incorporação, fusão e
desmembramentos de municípios no país. No Piauí, pelo menos 40 pedidos foram
protocolados na Assembleia Legislativa até 2010.
De acordo com o deputado Antônio Félix (PSD),
presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa, os
pedidos só voltarão para análise após a votação do projeto de lei que tramita na
Câmara dos Deputados. Segundo ele será necessário atualização dos dados junto ao
Tribunal Regional Eleitoral e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já
que são estabelecidas normas com base no número de eleitores.
Deputado Júlio Cesar (PSD) diz que etsá confiante de que decisão do TSE não será mantida (Foto: Isolda Monteiro)Deputado Júlio Cesar diz que nova lei é uma medida
Deputado Júlio Cesar (PSD) diz que etsá confiante de que decisão do TSE não será mantida (Foto: Isolda Monteiro)Deputado Júlio Cesar diz que nova lei é uma medida
O texto a ser votado pelos deputados estabelece
também que é vedada a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de
municípios quando isso implicar em inviabilidade dos municípios
pré-existentes.
O deputado federal pelo Piauí, Júlio César (PSD),
nega essa possibilidade. “O próprio projeto, ao estabelecer uma série de
critérios, impossibilita que aconteça o que houve em anos passados. É uma medida
importante principalmente por conta da região norte, onde existem municípios que
são maiores do que estados”, explica.
Fonte: G1
Edição: Proparnaiba.com
Edição: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário