RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

domingo, 26 de maio de 2013

arlos de Lannoy Rio de Janeiro, RJ

O primeiro campo do pré-sal a ser leiloado já mudou três vezes a estimativa de produção em três anos. Isso é positivo, porém, segundo a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, porque agora o número é mais confiável.
O Campo de Libra fica a 170 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro, em uma área do tamanho do Uruguai. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, os primeiros estudos sobre o campo, em 2010, foram superficiais e estimavam a existência de 15 bilhões de barris.
Um ano depois, foram realizadas perfurações, e a ANP refez a estimativa para 5 bilhões de barris. No início de maio, a agência analisou novos estudos sísmicos e imagens em 3D, considerados definitivos: o campo tem de 8 a 12 bilhões de barris.
“O que, para o Brasil, é muito relevante, porque nossas reservas provadas estão em torno de 15 bilhões. O Campo de Libra é do porte das reservas que o Brasil levou 60 anos para descobrir”, afirmou Magda Chambriard, diretora-geral da ANP.
O Brasil espera fazer a maior licitação de petróleo do mundo. “Eu estou neste mercado há 34 anos e não me lembro de nenhum país do mundo ter licitado alguma coisa tão grande”, disse Chambriard.
A conclusão de que o Campo de Libra pode quase dobrar as reservas de petróleo do país levou o governo a antecipar o primeiro leilão na região do pré-sal, que agora deve ocorrer em outubro. Espera-se a participação de empresas do mundo todo, especialmente da China, Rússia e Arábia Saudita, que não atuam no mercado brasileiro.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário