Fotos:Yala Sena e Evelin Santos

A sede da Fundação Nacional de Humor, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina, foi arrombada e seu acervo histórico de charges e cartuns está sendo roubado. Desenhos de artistas nacionais e internacionais como Ziraldo, Henfil e Jaguar estão sendo levados da Fundação, localizada na praça Ocílio Lago.
.jpg)
Um rastro de destruição está por toda parte na Fundação Nacional de Humor, entidade que realiza há 30 anos o Salão Internacional do Humor. Desenhos, arquivos e fotos estão sendo destruídos. A sede está depredada e sem segurança. As paredes estão pichadas e há sujeira e mofo nas dependências.


Os ladrões quebraram os vidros das janelas e aproveitam as fendas para entrar na sede. Para conseguirem levar o material, eles arrombaram a porta dos fundos. A Fundação abriga charges, cartuns de diversos artistas gráficos.
.jpg)
Informações colhidas pelo Cidadeverde.com é que os desenhos roubados da Fundação estão sendo vendidos por camelôs a R$ 5,00 a R$ 10,00 na praça Pedro II.

O presidente da Fundação, Albert Piauí, que atualmente mora em Parnaíba, disse por telefone que virá a Teresina na próxima quarta-feira para entregar o cargo. Ele informou que enfrenta problema de saúde e por isso não tem condições de viajar essa semana. Mas, segundo ele, pediu uma pessoa para acionar a Polícia e providenciar a nova eleição para a Fundação.
Um dos fundadores do Salão de Humor, o jornalista e escritor Kenard Kruel disse que a situação é “gravíssima” e vê com tristeza o arrombamento do prédio.
“Vejo com muita tristeza. Um salão que deu tantas alegrias e divulgou o Piauí internacionalmente não merece esse tratamento. Eu esperava que a direção fosse mais responsáveis com esse acervo que é histórico para o País”, disse Kenard Kruel.
Caso de polícia
Para o chargista J.A, um dos artistas piauienses mais premiados no salão, o abandono da Fundação do Humor é caso de polícia.
“Isso é caso de polícia. Deviam estar presos quem roubou os desenhos da Fundação do Humor e quem deixou ela abandonada daquele jeito. O problema da Fundação não é apenas falta de verba é de administração. Se não tinha condições de trabalho que devolvesse a tarefa de fazer o salão de humor para o Estado. Minha sugestão: devolva a tarefa de fazer o salão de humor do Piauí ao governo do estado”.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário