RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

27/02/14, 11:32

Polícia Federal diz: grupo do Velho Zeza liderava explosões do presídio

Operação Santo Antônio: Dez pessoas foram presas por envolvimento em explosões de bancos no PI, PE e MA.

Imprimir
Texto: A- A+
O delegado da Polícia Federal, Reinaldo Camelo, coordenador da operação Santo Antônio, declarou em coletiva que integrantes do grupo ligado ao Velho Zeza comandavam as ações de explosão e assalto de agências e correspondentes bancários de dentro da Casa de Custódia, onde estavam presos. A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) pela PF e contou com o apoio da Polícia Civil. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com


O bando foi responsável por uma série de crimes em 2013. Na época, foi realizada uma operação na qual 28 integrantes foram presos, dos quais, parte continua presa. Alguns dos integrantes liberados pela Justiça teriam participação na prática dos assaltos a banco de 2013.


“A investigação deixou isso bem claro: é um grupo estruturado familiarmente e a ordem dos novos crimes partiu de dentro da penitenciária. Dos 28 presos em maio do ano passado, parte foi solta e a outra ordenava os crimes do presídio”, explicou Camelo. 


O delegado explicou que foram realizadas nove prisões através de mandado e uma em flagrante, totalizando dez presos. “Quatro estão em presídios do Maranhão, três estão na Custódia e hoje prendemos mais três. Todo esse grupo tem ligação com o Velho Zeza”, completou. Ele acrescentou que os explosivos utilizados na ação criminosa tem origem em Pernambuco e o fornecedor está entre os presos. 


“As investigações foram iniciadas em setembro do ano passado, poucos dias após a explosão da Caixa de Campo Maior. As características principais do grupo são o uso de violência e explosivos, além de um grande número de praticantes do assalto”, ressaltou Reinaldo Camelo. De acordo com ele, toda a ação foi feita com o apoio da diretoria dos Correios. 


Greco
O delegado Lucy Keiko, do Greco, participou da coletiva e diz que a Polícia Civil também entrou no caso após as investigações da explosão do banco de Amarante, em novembro. “Tomamos conhecimento de que a PF estava investigando e, a partir daí, juntamos forças e estamos agindo em Estados como Bahia e Pernambuco”, declarou. 


Ele acrescenta que seis prisões foram realizadas pelo Greco em parceria com a PF. Os presos de outros estados serão trazidos ao Piauí e amanhã será realizada uma coletiva de imprensa. 

Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário