RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quinta-feira, 13 de março de 2014


13/03/14, 10:52

Novo presidente do TJ Piauí chora e pede ajuda para comandar a corte

Ex-presidente do TRE-PI venceu por apenas um voto de diferença o desembargador Ribamar Oliveira.

Ampliada às 12h12
O desembargador Raimundo Eufrásio chorou em seu primeiro discurso após ser eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Na manhã desta quinta-feira (13), após o pleito, o magistrado agradeceu pelos votos e confiança dos colegas.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
Eufrásio se emociona após ser escolhido para presidir o TJ-PI

"Quero agradecer a Deus e a todos os que votaram. Desejar bastante felicidade ao desembargador Paes Landim, agora como vice, e Sebastião (Ribeiro Martins), como corregedor. E a partir de agora vamos esquecer quem votou contra e que votou a favor", declarou. 

Emocionado, Eufrásio descreveu como uma grande honra chegar ao patamar mais alto do poder judiciário no Piauí e pediu a atual presidente do tribunal, Eulália Pinheiro, ajuda para continuar seu trabalho. 

Oliveira, ao centro, derrotado no segundo turno da votação

"Ajude-me no que tivermos que fazer. Eu compreendo essa necessidade e devemos conversar para garantir uma gestão proativa e prospectiva", afirmou o desembargador. 

Raimundo Eufrásio venceu a disputa com o desembargador Ribamar Oliveira com apertados 10 votos a 9. Ele comandará o TJ-PI pelos próximos dois anos. A posse está prevista para 1º de junho. 

Sem presidência, Paes Landim ficará com o cargo de vice

Ampliada às 11h12

O desembargador Raimundo Eufrásio foi eleito na manhã desta quinta-feira (13) o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Por apenas um voto de diferença, o magistrado quebrou a tradição de se eleger o jurista com mais tempo de serviço na Casa. 

Fotos: Rayldo Pereira/Cidadeverde.com

Na primeira fase da votação, o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral recebeu nove dos 19 votos possíveis na primeira fase da eleição. Oliveira ficou com sete votos, enquanto Paes Landim Filho, atual corregedor-geral de Justiça, recebeu apenas três. 


Mais votados, Eufrásio e Oliveira foram para o segundo turno, no qual o primeiro acabou vencendo por 10 a 9. A eleição derruba uma série de pleitos nos quais ocorreu consenso para se levar ao comando do Judiciário o desembargador com maior tempo de atividade no cargo. 


Corregedor
Para a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins venceu a disputa com o ex-presidente do TRE-PI, Haroldo Rehem, por 12 votos a 7. Ele irá substituir Paes Landim, eleito para a vice-presidência do TJ-PI por unanimidade.


Votação
Os três candidatos votaram em si na primeira fase da eleição. O desembargador Oliveira arrancou risos dos presentes ao declarar voto nele próprio. 


No segundo turno da votação, Paes Landim optou pelo critério de antiguidade e depositou seu voto em Oliveira, que não conseguiu tirar a diferença obtida por Eufrásio.

Novo presidente
Raimundo Eufrásio Alves Filho tem 66 anos e é natural de Oeiras, Sul do Piauí. Ele irá substituir Eulália Pinheiro, primeira mulher a comandar o Judiciário na história do Estado. A posse está prevista para dia 1º de junho. 


Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi juiz de Direito do Juízo Militar e Juiz Eleitoral Suplente do TRE-PI, até ser presidente do mesmo. Assim como desembargador em 20 de setembro de 2007. 





Rayldo Pereira (flash do TJ-PI)
Fábio Lima (da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário