RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

terça-feira, 27 de agosto de 2013

27/08/2013 20h18 - Atualizado em 27/08/2013 20h24 Dilma suspende indicação para Suécia de embaixador na Bolívia Suspensão ocorre após caso da fuga de senador boliviano para o Brasil. Marcel Biato estava em férias quando Roger Pinto foi trazido para o país.


Felipe NériDo G1, em Brasília
73 comentários
A presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta terça-feira (27) ao Senado Federal mensagem que determina a suspensão da indicação do atual embaixador do Brasil em La Paz, na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, para ocupar o posto de embaixador do Brasil na Suécia.
A indicação, que precisa ser aprovada pelos senadores, tinha sido enviada em 16 de agosto para análise dos senadores.
A retirada da indicação ocorre em meio à crise gerada pela fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava asilado havia um ano na embaixada brasileira em La Paz. Ele foi trazido para o Brasil em um carro oficial sem autorização do governo boliviano. A operação foi organizada pelo diplomata Eduardo Saboia, que substituía Biato em seu período de férias. O caso levou à demissão do ministro Antonio Patriota.
A mensagem que suspende a indicação de Biato é assinada pela presidente Dilma Roussef e pelo ministro interino da Casa Civil, Gilson Bittencourt. O texto não informa o motivo da retirada da indicação. A Casa Civil da Presidência confirmou o envio da mensagem ao Senado, mas não informou o motivo.
Na mensagem anterior, que determinava a análise dos senadores sobre a ida de Biato para a Suécia, Dilma afirmava que os méritos de Marcel Fortuna Biato a induziam a “escolhê-lo para desempenho dessa elevada função”.
O texto encaminhado possui a assinatura do então ministro Antonio Patriota. Já na suspensão da indicação não consta assinatura de representante do Ministério das Relações Exteriores.
Biato é ministro de carreira de primeira classe do Itamaraty e está desde 2010 a frente da Embaixada do Brasil em La Paz. Ele iniciou a carreira de diplomata em 1980 e já atuou em representações do Brasil em cidades como Londres, Berlim e Nova York.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário