Clientes da Unimed expõem e participam da audiência
Mesmo com os vereadores em recesso a Câmara Municipal de Parnaíba realizou hoje uma audiência pública para tratar da situação de falência da Unimed/Parnaíba, que desde o ano passado “deixou mais de 4 mil clientes de mãos abanando, frente ao total descaso deste plano de saúde para com seus usuários”, disse o vereador Gustavo Lima, que propôs a audiência ainda no ano passado, mas que somente agora foi possível sua realização, com a presença dos vários atores envolvidos no processo, como: representante da Agência Nacional de Saúde(ANS); representantes e advogados da Unimed de Teresina e de Parnaíba, além de usuários do citado plano de saúde.
Desde outubro do ano passado, os clientes da Unimed deixaram de ser atendidos por clínicas e hospitais de Parnaíba, sem nenhuma justificativa plausível. Segundo o vereador Gustavo, são mais de 4.000 usuários, e os que fizeram a portabilidade para Teresina estão pagando quase o dobro do que pagavam.
O secretário executivo do Procon Municipal, Miguel Bezerra Neto e o representante da Secretaria do trabalho e defesa do consumidor, Neres Júnior, explanaram acerca dos processo e acordos que por eles estão sendo feitos, atendendo reclamações dos prejudicados, que deixaram de ser atendidos em Parnaíba, embora continuem pagando suas mensalidades. “Acho que a má gestão levou a esse caos. Os esforços são muitos, do Procon, do Ministério Público e da Secretaria do Trabalho e Defesa do Consumidor, mas não vejo nada que justifique as denúncias e críticas contra a Unimed”, comentou o promotor de justiça Antenor Filgueiras.
Para o representante da Agência Nacional de Saúde, Robson Barreto, a transferência de carteira da clientela, no caso de Parnaíba para Teresina, realmente é traumática, porém, deve ser feita uma auditoria fiscal para saber os reais motivos de todos os problemas, tentando preservar os clientes.”A ANS está verificando a melhor saída para normalizar todo o atendimento. Mas a decisão não é rápida. Os diretores e técnicos da UNS vão se reunir em fevereiro para tratar do assunto”, disse Robson Barreto, alertando os clientes Unimed-Parnaíba para que continuem pagando suas mensalidades, sob pena de não haver mais relação contratual.
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