RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

28/01/14, 18:13

Federação dá ultimato para torcidas no Piauí; flamenguistas vão protestar

Torcidas têm até dia 31 para fazer cadastro. Rubro-negros alegam não terem nada a ver com a confusão das torcidas de River e Parnahyba.

Imprimir
Texto: A- A+
Todas as torcidas organizadas piauienses terão até sexta-feira (31) para fornecerem dados dos seus filiados para a Federação de Futebol do Piauí (FFP). A portaria publicada hoje pela entidade não impede a pessoa de entrar no estádio. Mas o torcedor sem cadastro não poderá ir com uniforme e instrumentos da organizada. 

Robert Brown, diretor de futebol da FFP

A decisão foi tomada em reunião no comando geral da Polícia Militar. A medida já vale para o jogo do próximo sábado (1º), entre 4 de Julho e Cori-Sabbá, em Piripiri. No domingo (2), jogam Caiçara e River, em Campo Maior, Parnahyba e Piauí, em Parnaíba, e Flamengo e Barras, em Teresina. 

Os dados recebidos pela FFP, que incluem nome completo e fotografia, serão encaminhados para a Polícia Militar, que controlará a entrada das organizadas nos estádios. "Quem não trouxer (os dados) até sexta-feira, não entrará nos jogos como torcida organizada. Quando trouxerem, nos repassaremos para a polícia", disse Robert Brown Carcará, diretor de futebol da FFP.

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

A exigência dos dados não foi inventada agora.O artigo 2º do Estatuto do Torcedor define torcida organizada como pessoa jurídica formada para torcer ou apoiar entidade de prática esportiva. Todas elas devem manter cadastro atualizado com nome completo, foto, filiação, número do RG e CPF, data de nascimento, estado civil, profissão, endereço completo e escolaridade. 

Punição
Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil também participaram da reunião. Além do controle dos torcedores, foram tomadas decisões a respeito do episódio envolvendo torcedores de River e Parnahyba no último domingo, em Teresina. O ônibus da torcida de Parnaíba foi apedrejado antes do jogo. Depois da partida, jovens com uniforme da torcida Esporão do Galo foram flagrados atirando objetos contra a arquibancada onde estavam os azulinos. Três riverinos foram detidos. 

A Ouvidoria da FFP vai encaminhar denúncia ao Ministério Público. O Tribunal de Justiça Desportiva também irá julgar denúncia sobre o caso. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Protesto
No Facebook, a Torcida Fiel Rubro-negra, do Flamengo, anunciou um protesto contra por não ter se envolvido na confusão da primeira rodada. Domingo (2) o Fla recebe o Barras no estádio Lindolfo Monteiro. 

"Atenção galera... Domingo protesto contra a FFP, Polícia Militar, Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI)... só entramos no Lindolfo Monteiro com todo nosso material. Não temos nada a ver com essa briga", diz a página da organizada.


Robert Brown Carcará, diretor de futebol da FFP, explica ao Cidadeverde.com que a exigência do cadastro não é uma medida punitiva. Segundo ele, o episódio envolvendo torcedores de River e Parnahyba será apurado de forma separada, sendo os dados dos torcedores cobrados agora para evitar problemas futuros. "É uma maneira de a gente prevenir uma coisa pior amanhã".

Esporão já se organiza
Na página da torcida Esporão do Galo na mesma rede social, membros já começavam a se organizar horas antes da reunião da Polícia Militar, solicitando dos filiados a documentação a ser exigida. 

Afirmando que só se conhece apenas uma versão da história, a página dos riverinos aponta que o ocorrido foi um fato isolado repercutido de forma "sensacionalista". "Querem nos derrubar, mais (sic) 12 anos não é pra todo mundo não. Paz e Justiça - uma ideia acima de tudo", diz uma arte postada na rede social. 


Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário