RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Entre buzinas e vans

Picos é uma cidade inchada, que sofre com a falta de infraestrutura e sente os reflexos do crescimento desordenado. A população flutuante de 3 mil pessoas por dia, vinda de cerca de 40 cidades próximas, ajuda a complicar o trânsito. Nos horários de maior movimento, carros, motos e vans disputam espaço nas ruas estreitas do centro.

Nos quatro dias em que esteve em Picos, o G1 constatou os transtornos na cidade em desenvolvimento, conversou com alunos e professores sobre a educação no município e descobriu que a inauguração de dois shopping centers é o acontecimento mais aguardado. A reportagem sobre Picos é parte da série especial “Bye Bye Brasil, três décadas depois”que refaz a rota da Caravana Rolidei, do filme de Cacá Diegues.

No vídeo abaixo, veja o movimento intenso de vans na cidade e as filas de moradores e visitantes à procura de lojas, bancos, médicos e farmácias.

Muitas escolas, pouca qualidade

Quem anda pelas ruas de Picos (PI), a pouco mais de 300 km da capital Teresina, fica surpreso com o número de escolas – municipais, estaduais e particulares – espalhadas pela cidade. Os índices de aprendizado nas disciplinas de matemática e de português são modestos até o 5º ano do ensino fundamental – acima da média estadual, mas abaixo do padrão nacional. Depois disso, o rendimento dos alunos de Picos cai. Segundo professores da cidade, o calor intenso nas salas de aula sem climatização e a falta de capacidade para lidar com os alunos que entram na puberdade explicam o declínio. 

Para Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação, “Picos é o cenário do Brasil, pois consegue fazer um trabalho acima da média no ensino fundamental, mas tem queda no ensino médio. A população brasileira, com esse déficit não consegue mostrar tudo de si. São com essas duas linguagens (português e matemática) que escrevemos o mundo”.

O que dizem os alunos

Gosto muito da escola, a merenda é boa, mas queria que ela tivesse computadores. Fazem falta porque nós temos de pesquisar para os trabalhos e sem eles temos de ir nas lan houses"

- Juliane Leite Barbosa, 12 anos, 6º ano

O que dizem as escolas

  • ‘O ensino público deixa a desejar’

    Diretora Manoela mostra a estrutura de sua escola, que ganhará uma quadra esportiva
  • ‘Manter alunos centrados é difícil’

    Professora Magda acredita que calor e falta de ventilação prejudica a atenção dos alunos
  • ‘Falta acompanhamento familiar’

    Professor Luis acha que os pais não deixam filhos mais velhos se concentrarem na escola

À espera dos shoppings climatizados

A economia de Picos é pulsante, e a cidade deve receber em breve dois shoppings. Entre a população, que sente falta de opções mínimas de lazer, a expectativa é grande em torno da inauguração dos centros comerciais. Os moradores não veem a hora de usufruir da praça de alimentação e de salas de cinema. O boom imobiliário e da construção civil pode fazer com que o Centro de Picos, cercado por rio e morros, migre em pouco tempo para uma nova área, já que a cidade está em plena expansão horizontal.

Canteiro de obras em 360°

Nenhum comentário:

Postar um comentário