RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CMP aprova R$ 200 mil para tratamento do câncer em Parnaíba

Foi aprovado pelos vereadores parnaibanos, Projeto de Lei, oriundo do Poder Executivo, que permite a celebração de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer – Clínica Dr. João Silva Filho, no valor de R$ 200.000,00, com o objetivo de dar sequência à implantação de um serviço de Atenção Básica Oncológico em Parnaíba, cujas ações vêm sendo desenvolvidas desde a administração anterior.
O prefeito Florentino Neto disse na justificativa do Projeto que “as exigências regulamentares para o credenciamento de um serviço oncológico exigiam a ampliação do universo populacional a ser referenciado pelo serviço a ser implantado em Parnaíba, fato que motivou a busca de adesão de todos os municípios da planície litorânea ao Projeto apresentado à Prefeitura pela Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer”.
O prefeito informou ainda que para a configuração do quadro populacional necessário, ainda estão sendo mantidos contatos com os municípios da região dos Cocais, os quais também poderiam ser referenciados pelos serviços oncológicos de Parnaíba.
“Nesse momento está em execução o convênio que visa a aquisição de Unidade Móvel que viabilizará meios para que que a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer possa proceder atendimentos nas localidades da zona rural do município”.
Discussões do Projeto
Vereador Bernardo Rocha
Nas discussões do Projeto o vereador Bernardo Rocha, mesmo achando a matéria interessante, disse que votaria contra por se tratar de recursos públicos para uma empresa privada, enquanto hospitais como a Santa Casa e o Dirceu padecem por falta de investimentos financeiros.
Os vereadores Diniz e Ricardo Véras tentaram explicar ao colega da importância da proposta, que visa evitar que portadores de câncer continuem sendo transportados em vans para receberem tratamento em Teresina, quando  isso poderá ser feito em Parnaíba, caso a Prefeitura supere obstáculos contra os quais vem lutando. A vereadora Fátima Carmino, por sua vez, disse que a câmara tem que trabalhar junto ao executivo em prol da comunidade. Disse também que o valor ainda é pequeno para atender a população que necessita desses serviços. "A realidade dessas pessoas que buscam tratamento na capital não é fácil. A doença desgasta fisicamente e ainda afasta o paciente em um momento difícil das pessoas de sua família", disse.
O vereador Ronaldo Prado disse que esses recursos são provenientes de emenda de sua autoria ao orçamento, além de ser promessa de campanha do prefeito, de dotar Parnaíba de um serviço de tratamento de casos de câncer. Ele citou possuir em sua família casos da doença que o fizeram conhecer de perto o sofrimento de quem é levado ao Hospital São Marcos, em Teresina, que por ser o único no Piauí especializado nesse tipo de tratamento, consome todos os recursos do Ministério da Saúde. Outros vereadores, como Gustavo Lima e Neta Castelo Branco,  alertaram para a necessidade de apoio aos objetivos do prefeito, considerando que forças poderosas da capital não querem que pacientes de câncer tenham tratamento público em Parnaíba.
Bernardo Silva para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário