A Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) vai debater em Parnaíba o futuro do Piauí dentro do Fórum 2050. O evento será realizado na quinta-feira (26)a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) no município. O Fórum tem como objetivo discutir a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES) onde serão definidas as áreas onde se deve investir nos próximos 50 anos.
De acordo com o secretário Cezar Fortes, no debate será possível extrair da sociedade de Parnaíba quais os anseios e as demandas para um Piauí melhor para as próximas gerações. “Com o PDES, vamos pensar estrategicamente que prioridades vamos focar para impulsionar o desenvolvimento do Estado, como a gente quer o Piauí no futuro, com mais qualidade de vida para os piauienses”. Além de Parnaíba, está agendada também a realização de fóruns em todos os 11 Territórios, sendo que este ano, acontecerão em Picos, Floriano e Bom Jesus. “Queremos ouvir da sociedade piauiense, em todos os cantos do Estado, qual o Piauí que queremos”, afirma Cezar Fortes.
O primeiro evento foi realizado em Teresina, na primeira etapa em que a sociedade contribui na elaboração do PDES. Para participar do fórum, o interessado deve fazer previamente a inscrição na Seplan, nos telefones 86 3221 3580/3221 3145. E no e-mail gabinete@seplan.pi.gov.br São considerados segmentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado: agronegócio (soja e outros), agricultura irrigada, extrativismo mineral, papel e celulose, alimentos, bebidas e óleos vegetais, fertilizantes, fármacos e fitoterápicos, metal-mecânico, energias renováveis (solar, eólica e biomassa), petróleo e gás (petroquímica e elos da cadeia), infraestrutura de transporte e logística (viária, portuária, aeroportuária, portos secos e terminais multimodais), construção civil e atividade imobiliária, serviços especializados (educação, saúde e serviços superiores) e turismo.
Programação:
8h – Abertura oficial 8h30 – Palestra: O Piauí hoje – Diagonal Debate
10h – Intervalo
10h30 – Palestra: Panoramas Setoriais – Diagonal Debate
12h – Mesa redonda: Síntese da Visão de Futuro – Diagonal
12h30 – Encerramento


Fonte: Ascom Seplan