RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O projeto de transposição do rio São Francisco é um tema bastante polêmico que ganha mais um capítulo nesta terça-feira (24). Será assinado em Brasília o acordo para a realização do estudo de viabilidade do eixo oeste, que beneficia 10 municípios do Estado. Obras dos eixos Norte e Leste já foram iniciadas O secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, explica que a proposta é de que a água do rio São Francisco ajude os rios Canindé e Piauí. Dentre os municípios beneficiados estão Acauã e Guaribas, dois dos mais atingidos pela seca. O investimento é de cerca de R$ 8 milhões. O projeto é considerado delicado do ponto de vista ambiental, pois afetará um dos rios mais importantes do Brasil, mas, para o secretário é condição fundamental para ajudar a solucionar o problema da seca no Estado. "A transposição já é realidade no Ceará, que é o Eixo Norte, e a Bahia reivindica o Eixo Sul. Mas o Eixo Oeste, que é o Piauí, já estava no projeto original. Estamos recuperando o que já estava certo. Ao longo dos últimos anos foram construídas várias barragens, mas no período seco as barragens secam, algumas totalmente. Outras operam com 20% de sua capacidade. A ideia é perenizar os rios entre uma barragem e outra", esclareceu o secretário. Hoje serão assinados os editais da obra, que levará de três a quatro anos para ser concluída. Está prevista a construção de 30 pequenas barragens de acumulação de água para o desenvolvimento do semiárido do Estado. Jordana Cury jordanacury@cidadeverde.com

O projeto de transposição do rio São Francisco é um tema bastante polêmico que ganha mais um capítulo nesta terça-feira (24). Será assinado em Brasília o acordo para a realização do estudo de viabilidade do eixo oeste, que beneficia 10 municípios do Estado.


Obras dos eixos Norte e Leste já foram iniciadas

O secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, explica que a proposta é de que a água do rio São Francisco ajude os rios Canindé e Piauí. Dentre os municípios beneficiados estão Acauã e Guaribas, dois dos mais atingidos pela seca. O investimento é de cerca de R$ 8 milhões.


O projeto é considerado delicado do ponto de vista ambiental, pois afetará um dos rios mais importantes do Brasil, mas, para o secretário é condição fundamental para ajudar a solucionar o problema da seca no Estado. 


"A transposição já é realidade no Ceará, que é o Eixo Norte, e a Bahia reivindica o Eixo Sul. Mas o Eixo Oeste, que é o Piauí, já estava no projeto original. Estamos recuperando o que já estava certo. Ao longo dos últimos anos foram construídas várias barragens, mas no período seco as barragens secam, algumas totalmente. Outras operam com 20% de sua capacidade. A ideia é perenizar os rios entre uma barragem e outra", esclareceu o secretário.

Hoje serão assinados os editais da obra, que levará de três a quatro anos para ser concluída. Está prevista a construção de 30 pequenas barragens de acumulação de água para o desenvolvimento do semiárido do Estado. 

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário