RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

domingo, 1 de setembro de 2013

Prostituição e relações de classes em Parnaíba são registrados 


Em evidência as minorias que tiveram participação na história de Parnaíba. Nesta perspectiva Erasmo Carlos Amorhim Morais investigou um recorte da história da cidade de Parnaíba no século XX. Esta pesquisa foi imortalizada através do livro “Uma História das Beiras ou nas Beiras: Parnaíba, a cidade, o rio e a prostituição (1910-1960)”.
lançamento da obra teve início às 19h30 de sábado no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e foi prestigiado por professores estudantes, escritores e gestores municipais. Professor há dez anos, Erasmo Amorhim é mestre em História do Brasil e pesquisador que atua na linha de pesquisa em história, cultura e arte.
Em seu livro destaca Parnaíba como centro de produção econômica e destaque social e as classes das minorias que viviam e sobreviviam das e nas beiras do rio Parnaíba, especificamente as relações que encerravam na prostituição.
O mestre em História do Brasil Josenias dos Santos Silva fez a crítica do livro e declarou que a abordagem das relações de classe não é algo novo, mas chamou a atenção para a maneira como o historiador relatou os fatos. “O livro vai contribuir muito para os estudantes e é uma nova fonte de pesquisa aprofundada”, observou Silva.
Erasmo enfatizou que, em seu livro, duas realidades foram relatadas em um corte feito na história multifacetada de Parnaíba. “De um lado o centro e, do outro, gente simples e o risco da sobrevivência”. Josenias Silva esclareceu que o centro é analisado como a repercussão de mudança no aparelho urbano em sua produção econômica e a atratividade que tinha Parnaíba. Em outro momento está a afinidade das pessoas na beira do rio como as prostitutas e embarcadiços.  
Daniel Santos para o Proparnaiba.com 
Os comentários contidos aqui são de responsabilidade do seu criador e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião dos autores desse site.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário