RADIOPOPFM

Radio Pop fm Parnaiba-Piaui - :

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Caravana do Ministério Público chegou à cidade de Parnaíba, 11˚ município do roteiro. O evento está acontecendo no auditório do campus local da Universidade Federal do Piauí, e à tarde será transferido para o CEEP – Liceu Parnaibano, onde serão ministrados minicursos sobre assuntos prioritários para o desenvolvimento social: saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, infância e juventude e combate à corrupção, mais uma turma exclusiva para conselheiros tutelares. O objetivo é capacitar membros dos conselhos sociais para intensificar a fiscalização sobre os recursos públicos e acompanhar a execução das políticas. A abertura solene foi conduzida pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, que representou a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. Para ela, o Piauí abraçou o projeto do Ministério Público com muito alegria. “Por onde temos andado, a população demonstra interesse, confiança e sentimento de verdadeira parceria com o MP. Na verdade, nosso maior desejo é exatamente esse: estreitar os laços com a sociedade, construir redes de controle do dinheiro público, e redes de proteção aos grupos que merecem atenção especial, como as crianças, os adolescentes, as mulheres, os idosos e as pessoas com deficiência”, explicou ela. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, também ocupou lugar na mesa de honra. Em seu discurso, o gestor expressou seu apoio ao Ministério Público, inclusive para a campanha por um orçamento digno, que deve resultar em melhorias no atendimento à sociedade. Os Promotores de Justiça de Parnaíba e dos municípios vizinhos também tomaram parte do momento solene. Antenor Filgueiras, Cristiano Farias, Joselisse Nunes, Fernando Soares, João Paulo Sales, Antônio Barbosa Maciel, Edilvo Santana, José Eduardo Araújo, Socorro Nascimento, Túlio Mendes (Cocal), Karla Daniela Carvalho (Piracuruca) e Galeno Aristóteles Sá (Luís Correia) também contribuíram decisivamente com a organização do evento. A Ouvidoria do Ministério Público tem participado ativamente de todas as caravanas, prestando atendimento direto à população. Um dos objetivos do órgão é divulgar os canais de contato com o MP/PI, em especial o número de telefone 127, que pode ser usado para elogios, reclamações, dúvidas e encaminhamento de denúncias. Também compuseram a mesa de honra: o Procurador do Município de Parnaíba, Fábio Silva Araújo; a advogada OAB, Tatiana Mendes Caldas Castelo Branco, que representou a subseção local da OAB; a prefeita de Cajueiro da Praia, Vania Ribeiro; o prefeito de Ilha Grande, Herbert Silva; e o Defensor Público Marco Antônio Siqueira. A programação do turno manhã incluiu uma breve dramatização sobre as atribuições do Ministério Público, encenada pelos próprios Promotores de Justiça que ministram os minicursos, mais seis palestras sobre os temas contemplados pela caravana.


A Caravana do Ministério Público chegou à cidade de Parnaíba, 11˚ município do roteiro. O evento está acontecendo no auditório do campus local da Universidade Federal do Piauí, e à tarde será transferido para o CEEP – Liceu Parnaibano, onde serão ministrados minicursos sobre assuntos prioritários para o desenvolvimento social: saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, infância e juventude e combate à corrupção, mais uma turma exclusiva para conselheiros tutelares. O objetivo é capacitar membros dos conselhos sociais para intensificar a fiscalização sobre os recursos públicos e acompanhar a execução das políticas.


A abertura solene foi conduzida pela Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, que representou a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima.  Para ela, o Piauí abraçou o projeto do Ministério Público com muito alegria. “Por onde temos andado, a população demonstra interesse, confiança e sentimento de verdadeira parceria com o MP. Na verdade, nosso maior desejo é exatamente esse: estreitar os laços com a sociedade, construir redes de controle do dinheiro público, e redes de proteção aos grupos que merecem atenção especial, como as crianças, os adolescentes, as mulheres, os idosos e as pessoas com deficiência”, explicou ela. O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, também ocupou lugar na mesa de honra. Em seu discurso, o gestor expressou seu apoio ao Ministério Público, inclusive para a campanha por um orçamento digno, que deve resultar em melhorias no atendimento à sociedade. 

Os Promotores de Justiça de Parnaíba e dos municípios vizinhos também tomaram parte do momento solene. Antenor Filgueiras, Cristiano Farias, Joselisse Nunes, Fernando Soares, João Paulo Sales, Antônio Barbosa Maciel, Edilvo Santana, José Eduardo Araújo, Socorro Nascimento, Túlio Mendes (Cocal), Karla Daniela Carvalho (Piracuruca) e Galeno Aristóteles Sá (Luís Correia) também contribuíram decisivamente com a organização do evento. 

A Ouvidoria do Ministério Público tem participado ativamente de todas as caravanas, prestando atendimento direto à população. Um dos objetivos do órgão é divulgar os canais de contato com o MP/PI, em especial o número de telefone 127, que pode ser usado para elogios, reclamações, dúvidas e encaminhamento de denúncias.

Também compuseram a mesa de honra: o Procurador do Município de Parnaíba, Fábio Silva Araújo; a advogada OAB, Tatiana Mendes Caldas Castelo Branco, que representou a subseção local da OAB; a prefeita de Cajueiro da Praia, Vania Ribeiro; o prefeito de Ilha Grande, Herbert Silva; e o Defensor Público Marco Antônio Siqueira.

A programação do turno manhã incluiu uma breve dramatização sobre as atribuições do Ministério Público, encenada pelos próprios Promotores de Justiça que ministram os minicursos, mais seis palestras sobre os temas contemplados pela caravana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário